Você sabia?



Imagem: Flávio Arns


... que o Colégio Estadual Regente Feijó, um dos colégios mais tradicionais e importante marco na paisagem urbana de Ponta Grossa  foi construído em 1927, e que o prédio foi tombado em 1990 como Patrimônio Cultural do Paraná.
 




Imagem: Luiza Slaviero




Imagem: Mariane Nava

  ... que este prédio, construído em 1934, que abrigou por vários anos a Sociedade Polonesa de Ponta Grossa, situado à Rua Senador Pinheiro Machado foi utilizado como local de reuniões da comunidade para manter a salvo suas tradições e aguarda conclusão do processo de tombamento.





Imagem: Guilherme Artoff



... que este prédio é o Clube 13 de Maio, tombado pela Prefeitura, e está localizado na Rua General Carneiro, e seu nome é em homenagem ao dia da abolição da escravatura.
 




Imagem: Adrian Delponte



... que a Igreja Sagrado Coração de Jesus, localizada na Praça Barão de Guaraúna, é conhecida como a igreja dos polacos devido ao fato de que os primeiros padres a celebrar as missas eram poloneses, e que realiza missas todos os dias do ano a partir de 18:00 horas.
 

Imagem: Juliana Nassif





... que este prédio é conhecido pelo candelabro de nove braços, símbolo judeu que significa purificação. Está localizado no Calçadão da rua Coronel Cláudio, esquina com a Santos Dummond. O proprietário é israelita e respeita a tradição judaica acendendo o Menorá durante a festa do Hanucá. Atualmente o prédio abriga em seus dois andares a loja Magazin do Povo.








Imagem: Danny Alves

... que este casarão de 600 m² com influência da arquitetura francesa neoclássica e art-nouveau, foi construído em 1926 por Alberto Thielen e recebeu o nome de Mansão Vila Hilda em homenagem à sua esposa Hilda Thielen. O imóvel foi propriedade da família Thielen até 1968. Por muitos anos a Mansão foi sede da Biblioteca Pública de Ponta Grossa, até o ano de 1988, e hoje funciona como Secretaria de Cultura e Turismo de Ponta Grossa e foi tombada como Patrimônio Cultural do Paraná em 1990. Está localizado na Rua Júlia Wanderley, 936, Centro, e é aberto à visitação de segunda a sexta, das 12:00 ás 18:00 horas.



Imagem: Luiza Slaviero

... que este espaço inaugurado em 02 de março de 1894 é a primeira estação de passageiros de Ponta Grossa e é destinado a exposições e preservação do acervo histórico-documental da cidade e região, abrigando a maior parte do acervo antigo do município, como jornais do início do século XX, documentos, biografias, pesquisas sobre casas e prédios de valor histórico e fotos, e que o prédio foi tombado em 1990.



Imagem: Mariel Riveros






... que este casarão do ano de 1929, situado na Rua Augusto Ribas, ainda serve de moradia privada. Atentem para o bom estado de conservação.











... que o Museu Época foi construído por volta de 1880 em estilo art-nouveau, e antiga residência de figuras políticas ilustres na história da cidade, como Bonifácio Vilela e Vicente Machado.





... que o prédio histórico e rico em detalhes arquitetônico, a Estação Paraná foi inaugurado em 2 de março de 1894. Com o tempo e o crescimento do fluxo local, em 1906, o prédio não suportou mais a grande demanda, e então foi necessário transferir todas as suas funções para a Estação Saudade, ficando na Estação Paraná apenas a parte da sede administrativa da Rede Ferroviária Federal S/A. A partir daí vários fatores fizeram parte da história do lugar, como sua desativação no ano de 1970, e o seu tombamento em 1990, e no mesmo ano a sua compra pela Prefeitura Municipal. E em 1995 criou-se um novo espaço turístico, a Casa da Memória de Ponta Grossa, que guarda o acervo dos principais documentos históricos da região, além de ser um local reservado para realização de eventos e exposições culturais.
 

... que a Estação Saudade foi construída entre os anos de 1899 e 1900 com o nome de Estação São Paulo-Rio Grande, e foi criada para suprir a grande demanda da Estação Paraná e acabou se destacando pelo seu estilo neoclássico e art-nouveau. Em 1908 foi ampliada e desativada no ano de 1980, aguardando dez anos para ser tombada. Com o seu valor histórico reconhecido no Estado, hoje abriga as instalações da Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei.




... que este monumento é o único no mundo erigido em homenagem à Bíblia. Foi inaugurado em 07 de Novembro de 1969, numa construção feita em pastilhas nas cores azul e amarela, com as letras gregas Alfa (princípio) e Ômega (infinito) em bronze, as tábuas de Moisés e o símbolo de Cristo Redentor (PAX). Sobre esta construção há uma Bíblia em bronze.



 


... que na demolição da Catedral, o principal símbolo da História de Ponta Grossa, um operário morreu e simbolizou a perda de um dos maiores patrimônios do Município.








Imagem: Diandra Nunes



... que este prédio localizado na Rua Engenheiro Schamber, número 654 abrigou o Fórum de Ponta Grossa de 1928 até 1982, e que foi tombado em 1990. Depois, passou a ser o museu histórico da UEPG.

 




Imagem: Gildo Antonio






... este prédio localizado na Rua Barão do Cerro Azul, número 930, é um dos que com mais de um século de história está a espera de reforma.











... que este prédio é o Mosteiro da Ressurreição, localizado na Avenida Souza Neves, km 9, zona rural de Ponta Grossa, e é uma comunidade de monges beneditinos fundada em 1981. No Mosteiro é produzido licores a partir de fórmulas desenvolvidas pelos monges, e guardadas a sete chaves, além de velas artesanais, peças em cerâmicas, pinturas em diversos materiais e paramentos litúrgicas. Em 1994 o Mosteiro tornou-se conhecido nacionalmente, devido a programas especiais e reportagens, e a grande difusão do canto gregoriano no Brasil e no exterior.


Na cidade de Ponta Grossa encontramos vários prédios históricos erguidos no século XIX e início do XX, são mais de 40 imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico Cultural, com estilos arrojados dos colonizadores europeus que estiveram no local, e o grande destaque dessas edificações está na conservação que conseguiu ultrapassar a barreira do tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o Blog


Nossa intensão aqui é tão somente divulgar a cidade de Ponta Grossa que tanto orgulho temos de ter nascido e residir. Desde já, consideramos importante salientar que não temos quaisquer pretensões financeiras com a confecção deste trabalho.

Decidimos por fazê-lo na tentativa de reunir em um só lugar a grande quantidade de ótimos materiais que encontramos espalhados pela internet, mas desencontrados, o que convenhamos, tal dificuldade pode desestímular aos que buscam conhecimento antes de nos honrar com a sua visita.

Para tanto, recolhemos todo tipo de material existente e solicitamos desde já aos seus autores que caso assim desejem, nos informem para que lhe dediquemos os devidos créditos, como também aceitaremos que nos enviem outros que possuam e que venham a contribuir, aumentando e enriquecendo o conteúdo do Blog.

No mais, esperamos que gostem, apreciem e divulguem o Blog na certeza de que tudo faremos para honrar a nossa querida Princesa dos Campos Gerais.