Casarões Históricos



Casarões históricos - do ponto de vista arquitetural, o município conta com um patrimônio interessante.

Construções como a Mansão Vila Hilda (atual sede da Secretaria Municipal de Cultural), as antigas estações de trem Casa da Memória Paraná, Estação Arte e Estação Saudade, o Museu Campos Gerais, o Museu Época, o Cine-Teatro Ópera, Hotel Planalto Palace, entre outras, nos remetem ao século XIX e começo do século XX, quando a cidade chegou a ser a terceira maior da região sul. Entre as atrações religiosas históricas estão o Mosteiro da Ressurreição, Igreja do Rosário, a Capela de Santa Bárbara do Pitangui e o Cemitério São José. A cidade conta ainda com outros poucos prédios e casas centenárias sobretudo no eixo das ruas XV, Vicente Machado e arredores. A cidade sofreu com o surto de modernização da área central, sobretudo na década de 1970, que se prolonga até os dias atuais.

Nas construções modernas e de vanguarda estão a Catedral Santana e vários edifícios particulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o Blog


Nossa intensão aqui é tão somente divulgar a cidade de Ponta Grossa que tanto orgulho temos de ter nascido e residir. Desde já, consideramos importante salientar que não temos quaisquer pretensões financeiras com a confecção deste trabalho.

Decidimos por fazê-lo na tentativa de reunir em um só lugar a grande quantidade de ótimos materiais que encontramos espalhados pela internet, mas desencontrados, o que convenhamos, tal dificuldade pode desestímular aos que buscam conhecimento antes de nos honrar com a sua visita.

Para tanto, recolhemos todo tipo de material existente e solicitamos desde já aos seus autores que caso assim desejem, nos informem para que lhe dediquemos os devidos créditos, como também aceitaremos que nos enviem outros que possuam e que venham a contribuir, aumentando e enriquecendo o conteúdo do Blog.

No mais, esperamos que gostem, apreciem e divulguem o Blog na certeza de que tudo faremos para honrar a nossa querida Princesa dos Campos Gerais.