Indústrias/Empresas


A cidade tem indústrias nos seguintes ramos: extração de talco, pecuária, agroindústria (em particular a soja, que confere ao município o título de Capital Mundial da Soja), madeireiras, metalúrgicas como a Metalsistem do Brasil Especializada em Movimentação e Armazenagem, metal-mecânico, alimentícias, têxteis.

Algumas das plantas industriais instaladas em Ponta Grossa são: Monofil, LP Masisa, Braslar Eletrodomésticos, Makita, Cervejarias Heineken, Continental, Tetra Pak, Beaulieu do Brasil, Cargill, Bunge, Batavia, Sadia, CrownCork, entre outras principalmente do ramo moageiro-alimentício. Na região do Distrito Industrial também está instalado está o armazém graneleiro da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), o maior complexo armazenador de grãos do Brasil, com capacidade estática para 420 mil toneladas.

A posição geográfica estratégica garante a proximidade para o transporte para portos (de Paranaguá ou mesmo Santos, aeroportos (Curitiba e o projetado dos Campos Gerais) e países vizinhos, como Argentina e Paraguai.

O processo de industrialização aconteceu na cidade no período entre 1975 e 2005 impulsionado pela boa infra-estrutura de transporte, mão-de-obra qualificada e barata.

Atualmente, mais um Complexo Industrial está se desenvolvendo na região norte da cidade, com a implantação de indústrias alimentícias e automobilísticas de auto padrão, o que irá impulsionar o crescimento da cidade no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o Blog


Nossa intensão aqui é tão somente divulgar a cidade de Ponta Grossa que tanto orgulho temos de ter nascido e residir. Desde já, consideramos importante salientar que não temos quaisquer pretensões financeiras com a confecção deste trabalho.

Decidimos por fazê-lo na tentativa de reunir em um só lugar a grande quantidade de ótimos materiais que encontramos espalhados pela internet, mas desencontrados, o que convenhamos, tal dificuldade pode desestímular aos que buscam conhecimento antes de nos honrar com a sua visita.

Para tanto, recolhemos todo tipo de material existente e solicitamos desde já aos seus autores que caso assim desejem, nos informem para que lhe dediquemos os devidos créditos, como também aceitaremos que nos enviem outros que possuam e que venham a contribuir, aumentando e enriquecendo o conteúdo do Blog.

No mais, esperamos que gostem, apreciem e divulguem o Blog na certeza de que tudo faremos para honrar a nossa querida Princesa dos Campos Gerais.